Publicado em: Ter, Fev 28th, 2017

Quando devo fazer a varredura de vírus em meu PC?

Qual o horário certo para fazer a varredura de vírus em meu PC? Quando devo utilizar a varredura completa de vírus de meu antivírus?

Varredura de vírus

“Mundo
PUBLICIDADE
“Mundo

Um dos grande requisitos para um bom antivírus é sua proteção em tempo real, ou seja, sua capacidade de impedir que malwares e outras ameaças adentrem e sejam instaladas em seu computador. Porém, mesmo o melhor antivírus do mundo pode não conseguir bloquear todos os vírus em tempo real, sendo na maioria dos casos culpa do próprio usuário.

Isso porque, muitas vezes baixamos e autorizamos que programas de origem duvidosas (piratas), sejam instalados em nosso computador. E os crackers sabem e utilizam dessa porta de entrada para infectar nossos computadores.

E quando devo fazer a varredura de vírus em meu PC?

Essa é uma pergunta sem uma resposta definitiva, isso porque depende de alguns fatores. Por exemplo, se você utiliza pouco a internet, sua necessidade de fazer varreduras em seu PC é muito pouca, ou nula, dependendo da qualidade da proteção em tempo real de seu antivírus. Já se você utiliza a internet todos os dias, entra em sites desconhecidos e baixa muitos arquivos, sua necessidade de fazer varreduras é grande.

Portanto, se você utiliza a internet apenas algumas vezes por semana e somente entra em sites conhecidos como Google, Globo, Apple, etc, fazer a varredura completa uma vez por mês é mais do que suficiente.

Já se você entra na internet todos os dias, entra em diversos sites pequenos e desconhecidos e principalmente se você costuma baixar programas piratas via torrents, o ideal é passar a varredura completa de seu antivírus NO MÍNIMO uma vez por semana.

Veja também: Os melhores antivírus de 2017

Por que não passar a varredura completa de vírus todos os dia?

Se você quiser, obviamente você pode, porém o problema é que a varredura completa é demorada e exige bastante recursos de seu computador. Muitas vezes, dependendo das configurações de seu pc, impossibilitando que você utilize algum programa mais pesado em paralelo. Mas, caso queira você pode passar uma varredura rápida todos os dia. A varredura rápida apenas verifica as pastas mais importantes e os arquivos que são inicializados junto com o Windows. E deixe as varreduras completas para os dias que você planejou.

O que são Malwares?

O termo malware vem do inglês “malicious software” (software malicioso). Ele é um software que infiltrar-se em um sistema de computador para roubar dados, modificar arquivos, causar alguns danos, etc. Dentre os malwares estãos os vírus, cavalos de tróia, spyware, worms, asware, entre outros.

O que é Cracker?

Cracker é um indivíduo com bastante conhecimento em informática que pratica a quebra de um sistema de segurança, senhas e códigos de programas para praticar crimes cibernéticos.