Publicado em: Seg, Abr 10th, 2017

Dicas para melhorar a velocidade do blog WordPress

A velocidade de carregamento de seu blog é um fator muito importante para o SEO e também para melhorar o conforto de seus visitantes. Por isso, hoje vamos trazer as principais dicas para melhorar a velocidade do blog WordPress.

Ter um blog ou site que carrega rápido é fundamental para o SEO já que os mecanismos de busca (como o Google) consideram  a velocidade de carregamento do blog como fator bem relevante para o posicionamento da página nas buscas. Isso porque o carregamento do blog afeta diretamente a experiência do usuário, algo que o Google vem levando bastante em conta na hora de indexar um blog/ site.

“Mundo
PUBLICIDADE
“Mundo

Dicas para melhorar a velocidade do blog WordPress

E como melhorar a velocidade do blog WordPress?

Em primeiro lugar é importante ter uma idéia do que está afetando a velocidade de carregamento de seu blog. Para isso, escolhemos três sites com ferramentas gratuitas que medem o desempenho do seu site.

O primeiro e mais importante é do próprio Google: PageSpeed Insights.

PageSpeed Insights

PageSpeed Insights

O PageSpeed Insights mede o desempenho de seu blog levando em conta as principais métricas que podem influenciar a velocidade de carregamento da página. Além disso ele sugere melhorias que influenciarão no SEO de seu blog.

Para utilizar basta entrar no site do PageSpeed Insights digitar a url do blog (ou página específica dele) que você deseja analisar e clicar no botão “ANALISAR”.

Pingdom Tools

Pingdom Tools

A segunda ferramenta é o Pingdom Tools. Ele é voltado para a análise do DNS. Ele basicamente verifica as requisições HTTP feitas pelo seu site e gera um relatório com o tempo que levou para o servidor responder, o tempo de carregamento e de finalização da requisição.

Para analisar seu blog basta acessar o site do Pingdom Tools, digitar a url e escolher o local onde você deseja que seu blog seja testado.

GT Metrix

GT Metrix

GT Metrix é outra ferramenta de análise muito utilizada no mundo. Ela analisa 27 critérios distintos para gerar uma nota de classificação para seu blog. Outro destaque dela é a ferramenta YSlow, que faz uma análise de velocidade baseada em regras de performance definidas pelo Yahoo.

Site da GT Metrix.

Melhorando a velocidade de carregamento do blog

A primeira dica é excluir os plugins desnecessários. Tá certo que os plugins são uma das maiores vantagens do WordPress em relação as demais plataformas, existem plugins para praticamente tudo. Porém, alguns são mal otimizados e afetam muito a velocidade de carregamento de seu blog, já outros são grandes vilões porque necessitam acessar servidores externos. Dois grandes exemplos são o sistema de comentário Disqus e as barras de compartilhamento social. Ambos deixam seu blog mais lento pois necessitam de muitos scripts e arquivos de estilo para funcionar, deixando seu blog mais lento.

Utilize um tema com código limpo

Você pode escolher o tema mais lindo do mundo e cheio de frescuras para tentar agradar seu público, porém o resultado pode ser o inverso. Quanto mais o código de seu tema for limpo é melhor. Isso não quer dizer que ele precisa ser simples, apenas deve ser bem otimizado.

Plugin de cache

Utilizar um plugin de cache é fundamental para deixar seu blog mais rápido e diminuir o trabalho de seu servidor. O mais utilizado atualmente é o W3 Total Cache que possui diversas funções além de habilitar o cache, entre elas a minimização de html, js e css; cache no navegador; etc.

Otimize as imagens

As imagens do blog são responsável pela maior parte da carga no tráfego do blog. Por isso é fundamental que elas sejam o mais leve possível. Uma excelente ferramenta para reduzir o tamanho das imagens é o Smush.it do Yahoo!, que pode ser também encontrado em forma de plugin para WordPress.

Utilize um CDN

O CDN (Content Delivery Network ou em português: Rede de Fornecimento de Conteúdo) auxilia na hora de distribuir o conteúdo de seu blog para qualquer parte do mundo. Utilizar um CDN melhora a velocidade de seu blog porque a conexão ocorrerá por um servidor geograficamente mais perto do visitante. O serviço de CND mais utilizado no mundo é o do CloudFlare.

Escolha uma boa hospedagem

Nenhuma dessas dicas irão ajudar a velocidade de carregamento de seu blog se o problema for o servidor onde ele está hospedado. Por isso é fundamental escolher uma boa hospedagem e que atenda bem a quantidade de visitante simultâneos que seu blog recebe.