Publicado em: Sáb, Mar 18th, 2017

Como estudar para concurso público sozinho antes do edital

Estudar para concurso público sozinho antes do edital. Veja dicas de como estudar sozinho para um concurso público antes da publicação do edital oficial.

Comece a estudar para os principais concursos públicos antes do lançamento do edital oficial e aumente suas chances de conseguir passar entre os primeiros. Concursos públicos como o da Polícia Federal, Ministério Público, Caixa, Banco do Brasil, TJ, etc, costumam ser extremamente concorridos, por isso quanto antes você iniciar seus estudos é melhor. Para te ajudar hoje nós iremos mostrar como começar a estudar para um determinado concurso público antes do lançamento do edital oficial.

“Mundo
PUBLICIDADE
“Mundo

Como estudar para concurso público sozinho antes do edital

Esperar até o lançamento do edital para iniciar seus estudos é uma péssima escolha, isso porque o prazo entre a publicação do edital e a aplicação das provas costuma ser bem curto, entre 45 e 90 dias. Então, quem começou a ser preparar antes sem dúvida chega no dia da prova com uma vantagem.

Porém, estudar antes do lançamento do edital não é algo tão simples, ainda mais sozinho. É preciso levar em conta alguns fatores na escolha do que estudar primeiro para não acabar desperdiçando seu tempo com algo irrelevante.

O que estudar para um concurso público antes do edital?

A primeira dica é começar focando nas disciplinas básicas como língua portuguesa, matemática e raciocínio lógico. Essas matérias costumam ter um programa parecido em todos os concursos de cargos semelhantes.

Para se ter uma noção mais exata do que estudar nessas disciplinas, veja alguns editais de concursos anteriores.

Como estudar para provas com questões discursivas e/ou redação?

Através do edital de concursos anteriores realizados pela mesma organizadora é possível ter uma noção se o concurso inclui prova com questões discursivas ou redação.

E para estas a única receita é: treino!

Não tem jeito, comece a escrever algumas redações no formato pedido em editais anteriores para ir treinando.

Tire algum tempo de seu dia para ler jornais, revistas, sites de notícias, portais, documentários para ficar em dia com as principais notícias e acontecimentos do Brasil e do mundo. Conhecimento geral também é uma disciplina bastante utilizada nos concursos públicos atuais.

E as questões específicas do cargo?

Para estudar para as questões específicas do cargo e instituição pretendida você pode esperar o lançamento do edital, daí com as matérias básicas já estudadas você terá tempo para focar nas específicas. Mas, caso você ache que não terá tempo suficiente após o lançamento do edital, você pode ter uma noção do que estudar vendo novamente os editais de concursos anteriores.

Onde eu encontro os editais de concursos anteriores?

Você pode encontrar os editais de concursos públicos anteriores nos próprios sites da organizadoras de concursos como o  Cespe/UnB, Fundação Carlos Chagas, Fundação Getúlio Vargas, Vunesp, Funcab, Cesgranrio, Consulplan, Fundação Sousândrade e alguns outros menores.

Apostilas para concursos público

Existem também as apostilas de concursos públicos. Elas normalmente se baseiam no edital do último concurso para definir as matérias e temas. São também ótimas opções para se ter uma ideia do que estudar.